A Nossa História

                    (Clique em cima da imagem para aumentar)

O Início

 

  No início do ano letivo 2003-2004 o Prof. João Paulino, professor efetivo de educação física na Escola Secundária da Amadora (ESA), apresentou, junto do Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, o que viria a ser o 1º projecto de Esgrima Escolar, projecto esse com a duração de 3 anos.

  O projecto tinha como pontos fundamentais os seguintes:

- Dinamização da Esgrima Escolar na ESA e escolas básicas do concelho da Amadora.

- Formação de "Novos Professores" na área da esgrima e de árbitros.

- Aumento do número de escolas com a prática de esgrima e assim, consolidação do quadro competitivo escolar.

  O projecto Esgrima Escolar foi aceite e começou a caminhada da Esgrima na ESA.

  Os primeiros alunos começaram a chegar e a Esgrima na ESA começou com, Pedro Bernardino, Catarina Mendonça, Vita Pedro, Filipe Carvalho e Miguel Oliveira (foto 1).

  Com divulgação e trabalho, o grupo de alunos/atletas foi crescendo e na 1ª prova escolar da ESA já havia um número apreciável de esgrimistas (foto 2).

Foto 1

Foto 2


O Círculo de Esgrima ESA

 

   Na época 200-2009, este clube, que começara como um projecto escolar, deu um passo importante na sua história e com a ajuda de amigos, familiares e encarregados de educação, constitui-se como associação com a designação de: Círculo de Esgrima da Escola Secundária da Amadora.

 

O crescimento do CEESA

 

  A partir de 2008 o CEESA cresceu de forma significativa passando de 15 para 30 atletas. Este crescimento deveu-se ao trabalho árduo que se foi realizando nas várias casas por onde o CEESA passou (sala de armas da Academia Militar - Amadora, sala de armas dos Ex-Comandos da Amadora e ginásio da ESA).

  Com o aumento de atletas e com o trabalho realizado, o CEESA foi passo-a-passo alcançando resultados federados, de grande notoriedade, a nível nacional.

  O crescimento não poderia ser possível sem árbitros e assim foi feita uma aposta na arbitragem formando Antero Jerónimo e Luís Portinha para essa função.

 

O resultado do trabalho

 

  Na época 2008-2009, em Grijó, o CEESA fez o pleno, sagrou-se Campeão Nacional de Juvenis por equipas em espada masculina (Miguel Oliveira, João Torres, Filipe Martins e André Araújo) e em espada feminina (Ana Jerónimo, Beatriz Portinha e Fabiana Bonito) (foto 3). Na vertente individual, o CEESA arrecadou os dois ouros, Miguel Oliveira e Ana Jerónimo sagraram-se Campeões Nacionais.

  Em 2010-2011, na Amadora, Ana Rita Ribeiro sagrou-se Campeã Nacional de Iniciados (foto 4). Na mesma prova, a equipa de espada feminina (Ana Rita Ribeiro, Luana Dinis, Marta Cunha e Beatriz Portinha) sagrou-se Campeã Nacional de Iniciados (foto 5).

  Na mesma época, Vasco Lourenço sagrou-se Campeão Nacional de Juvenis em espada, na Anadia e na mesma prova a equipa de cadetes sagrou-se Campeã Nacional de Cadetes em espada masculina (Vasco Lourenço, André Araújo, Simão Lourenço e João Martins) (foto 6).

  Também Miguel Oliveira alcançou o título de Campeão Nacional de Juniores (foto 7) assim como a equipa de espada masculina (Vasco Lourenço, Miguel Oliveira, João Torres e João Machado) (foto 8).

 

  Esta época mostrou-se a melhor de sempre para o CEESA, conquistando 58 medalhas (19 de Ouro, 16 de Prata e 23 de bronze).

Foto 3

Foto 5

Foto 7

Foto 4

Foto 6

Foto 8


  Na época 2011-2012, Vasco Lourenço sagrou-se Campeão Nacional de Juniores em espada (foto 9) e Luana Dinis sagrou-se Campeã Nacional de Iniciados, proeza que repetiu no ano seguinte (foto 10).

  Mais recentemente, na época 2013-2014, o CEESA voltou a sagrar-se Campeão Nacional de Juniores em espada masculina (Vasco Lourenço, Miguel Temporão, André Lucas e Gonçalo Ribeiro), em Sintra (foto 11). Fabiana Bonito, na mesma prova, sagrou-se pela 1ª vez Campeã Nacional de Juniores em espada feminina (foto 12).

Foto 9

Foto 11

Foto 10

Foto 12


O CEESA Internacional

 

  Os atletas do CEESA desde cedo que começaram a ser convocados pela Federação Portuguesa de Esgrima para provas internacionais.

  Em 2010-2011 começaram a surgir os resultados internacionais, Vasco Lourenço no Campeonato da Europa de Cadetes em Klagenfurt (Aústria) alcançou a 9ª posição.

  Na época seguinte (2011-2012), Vasco Lourenço voltou a surpreender ao alcançar o 15º lugar no Campeonato da Europa de Juniores em Porec (Croácia) e o 20º lugar no Campeonato do Mundo em Moscovo (Rússia).

  É através de Vasco Lourenço que chegam as primeiras medalhas internacionais para o CEESA. Vasco conquista a primeira numa Taça do Mundo, à qual junta o Bronze conquistado em Helsínquia (Foto 13). Já no final de 2012, Vasco aumenta o número de medalhas ao alcançar a medalha de Prata na Taça do Mundo do Teerão (Irão) (foto 14).

  Os resultados internacionais,  de Vasco Lourenço, 30º lugar no Campeonato da Europa em Jerusalém (Israel) (foto 15) e de Fabiana Bonito, quadro de 64 no Campeonato do Mundo em Plovdiv (Bulgária) (foto 16), deram frutos e estes atletas do CEESA foram reconhecidos pelo IPDJ como Atletas de Alto Rendimento nível B.

Foto 13

Foto 15

Foto 14

Foto 16


O CEESA hoje

 

  O CEESA hoje treina no ginásio da ESA sob orientação do prof. João Paulino e da mestre Ana Cabral.

  Conta com cerca de 30 atletas de ambos os sexos e dos mais variados escalões, desde benjamins a seniores.

  Continua a levar atletas a provas internacionais e a mostrar grande qualidade a nível nacional.

  Com a ajuda e o trabalho de todos, o CEESA desde 2004 que continua a crescer e não vê perto o seu fim!